domingo, 23 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DO WINDOWS

Microsoft Window
s A história do Windows começa em 1981, quando a Microsoft iniciou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Windows), possibilitando ao usuário doméstico o acessório mouse e a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo (recurso multitarefa) e uma interface colorida, com ícones e janelas. O Significado do nome WINDOWS A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP e utiliza o conceito WYSIWYG, previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse. Fellipe Magalhães – Céu 
Microsoft
  Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.
O Surgimento do MS-DOS
Fellipe Magalhães – Céu
Fellipe Magalhães – Céu
  Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a cuidar da companhia. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como processadores de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamaram o novo sistema operacional de "MS-DOS". Quando o IBM PC com MS-DOS começou a ser vendido, em 1981, ele apresentou uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas descobriram a tecla da barra invertida (\). O MS-DOS é eficiente, mas ele também acaba sendo difícil de entender, para muitas pessoas. Tem que haver um jeito melhor de fazer um sistema operacional. MS‑DOS significa Sistema Operacional em Disco da Microsoft.
  Windows 1.0 (1985)
Fellipe Magalhães – Céu


Fellipe Magalhães – Céu




Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows.
Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas.
Windows 2.0 a 2.11 (1987)




Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu
  O Windows 2.0 praticamente possui a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores, e permitia a sobreposição de janelas e estas podiam maximizar e minimizar.


Windows 3.0 (1990)





Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu
 A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS. Quando se ligava o computador, iniciava-se o sistema operacional MS-DOS. Para iniciar o Windows, você tinha que digitar "WIN" no Prompt do MS-DOS. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas, Gerenciador De Impressão e Gerenciador de Arquivos. Programa que simplificavam as aplicações e tornava o sistema bem mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type.
     Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11. Assim, o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do Windows, mas sim uma atualização de software do Windows 3.1, bem como pacotes de serviço moderno Windows. Para aqueles que não possuíam o Windows 3.1, a versão de Windows 3.11 estavam disponíveis no momento.

Windows NT (1994)



Fellipe Magalhães – Céu

Fellipe Magalhães – Céu

 Quando o Windows NT é lançado, em 27 de julho de 1993, a Microsoft alcança um importante marco: a conclusão de um projeto iniciado no final da década de 1980, para construir um novo e avançado sistema operacional a partir do zero. "O Windows NT representa nada menos do que uma mudança fundamental no jeito como as empresas podem cuidar de suas necessidades de computação comercial", afirma Bill Gates no lançamento.

     Diferente do Windows 3.1Windows NT, entretanto, o 3.1 é um sistema operacional de 32 bits, o que faz dele uma plataforma de negócios estratégica que suporta os mais avançados programas técnicos e científicos.
Windows 95 (1995)



Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu
Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. Windows 95 tem suporte integrado à Internet, à rede de conexão discada e a novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos para computação móvel e redes integradas.
Windows 98 (1998)


Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu
 Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já imperam no trabalho e nas residências, e as cafeterias, onde se pode usar a Internet, começam a surgir. OWindows 98 é descrito como um sistema operacional que “funciona melhor”.
Windows ME (2000)


Fellipe Magalhães – Céu
Fellipe Magalhães – Céu









    Projetado para uso doméstico, o Windows Me vem com vários aperfeiçoamentos em música, vídeo e rede doméstica, além de melhorias em confiabilidade, quando comparado com as versões anteriores. Lançado em 14 de Setembro de 200 sendo o sucessor do Windows 98.


Windows 2000(2000)




Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu 










        Mais do que apenas uma atualização para o Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi feito para substituir o Windows 95, o Windows 98 e oWindows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e laptops comerciais. Feito em cima do confiável código-base do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeiçoamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte a computação móvel. Dentre outros aperfeiçoamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware, adicionando suporte a uma vasta gama de novo hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avançados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.
 Windows XP (2001)



Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu

 










     Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde o meio da década de 1970 até o lançamento doWindows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo todo.
     Para a Microsoft, o Windows XP se 
tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é mais intuitivo. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase na Ajuda e Suporte.

Windows Vista (2008)




Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu   
  Windows Vista O é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador, à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.

Fellipe Magalhães – Céu
Fellipe Magalhães – CéuWindows 7 (2009)







     Windows 7 foi criado para o mundo sem fio, que chega no final do ano 2000. Quando o novo sistema operacional foi lançado, os notebooks vendiam mais do que os desktops. Está na moda usar a Internet em pontos públicos de acesso sem fio, como as cafeterias, e em redes privadas sem fio nas residências.

     O Windows 7 incluía novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoravam a funcionalidade e tornavam o uso da interface mais divertido. Ele também marcou o início do Windows Touch, que permitia aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.
Windows 8 (2012)



Fellipe Magalhães – CéuFellipe Magalhães – Céu







     Windows 8 é o Windows reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário. Ele funciona como tablet, para diversão, e como computador totalmente equipado, para maior produtividade. Ele apresenta uma interface totalmente nova, para toque e para uso com mouse e teclado. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows, com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.  O Windows 8 apresenta uma tela inicial com blocos que conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. Existe um novo local de onde se pode baixá-los, a Windows Store, posicionada logo na tela inicial. Com o Windows 8, a Microsoft também lançou o Windows RT, que roda em alguns tablets e computadores. O Windows RT foi projetado para dispositivos elegantes, com bateria de longa duração, e só executa aplicativos da Windows Store. Ele também vem com uma versão integrada do Office, otimizada para telas sensíveis ao toque.


Obs.: Não abordaremos as verções para celulares nesta postagem.


Fonte do Artigo:
Site: TecMundo
Site: Microsoft





 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário